A dimensão socioafetiva e sua transcendência na vida da criança

Conteúdo do artigo principal

Bairon Jaramillo Valencia

Resumo

Este artigo mostra a importância do desenvolvimento da dimensão socioafetiva, e como esta pode transcender na vida da criança. Além disso, é determinada uma série de conceitos relacionados ao tema da dimensão socioafetiva e como esta é afetada por um processo de separação nos núcleos familiares. Por outro lado, este estudo segue o paradigma qualitativo e se orienta sob o tipo de pesquisa etnográfica; por sua vez, é apresentada uma série de resultados, a partir das técnicas de coleta de informações (observação não participante, entrevista não estruturada e workshops). A pesquisa da qual deriva a redação deste texto foi denominada "Influência do divórcio parental no desenvolvimento da dimensão socioafetiva de meninos e meninas de 8 a 10 anos", da qual participou a Instituição Educativa Rural Santa Elena, do distrito de Santa Elena de Medellín, Antioquia e da Universidade Católica Luis Amigó; Medellín, Antioquia. Entre os achados mais importantes, está o impacto direto que o processo de divórcio dos pais tem sobre o desenvolvimento da dimensão socioafetiva dos filhos, e suas respectivas implicações psicológicas, sociais e emocionais.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção

Artículos de investigación

Biografia do Autor

Bairon Jaramillo Valencia, Universidad Católica Luis Amigó

Docente e investigador en el área del lenguaje (español e inglés), y disiplinas afines a los procesos de enseñanza-aprendizaje. Pertenezco al departamento de idiomas de la facultad de educación y humanidades de la Universidad Católica Luis Amigó.

Referências

Barzola, L. J. T., Thompson, C. y Carolina, E. (2017). Influencia de las relaciones sociales en el desarrollo efectivo de niños de 3 a 4 años del nivel inicial, zona 8, distrito 8, provincia del Guayas, cantón

Guayaquil, parroquia Taarqui, periodo 2016-2017. [Tesis inédita de pregrado]. Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación, Universidad de Guayaquil.

Cabrero, B. G. (2009). Dimensiones afectivas de la docencia. Revista Digital Universitaria, 10(11), 1-14.

Cifuentes, C. C. (2009). Estudio sobre el impacto de la separación de los padres en sus hijos, en el Jardín Infantil Cafam en el municipio de Cajicá. [Tesis inédita de maestría]. Programa de Trabajo Social,

Corporación Universitaria Minuto de Dios.

Corral, M. A. B., Brull, V. A. y Villodre, M. D. M. B. (2016). Impacto de la educación musical para la competencia social en Educación Infantil. Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, (81),

104-128.

Díaz, G. N. (2003). Escuela de formación deportiva en: Porrismo. Editorial Kinesis. Galarraga, R. (2015). La Producción política de la vida: La apropiación en los límites de la individualidad. Síntesis, (4). 1-15.

Gómez, E. N. (2011). Habitar el lugar imaginado: formas de construir la ciudad desde un proyecto educativo. ITESO.

Gutiérrez, Z. (2017). Análisis de la formación inicial del pedagogo infantil en Uniminuto, Bogotá (Colombia) [Tesis inédita de doctorado]. Departamento de Didáctica y organización Escolar, Universidad

de Granada.

Jerez, G. Z. M. (2017). Nivel socio económico de los niños de educación inicial” B” de la escuela Galo Plaza Lasso y su influencia en el comportamiento y rendimiento, de los estudiantes, durante el periodo

lectivo 2016-2017. [Tesis inédita de pre-grado]. Programa de Ciencia de la Educación, Universidad Central del Ecuador.

Martínez, P. M., González, B. A. y Pérez, R. A. (2014). Investigaciones e innovación en educación infantil. Editum.

Muñoz, L. J. E. (2014). Desarrollo socio–afectivo, en el ámbito escolar, a través de los desafíos físicos cooperativos en niños de quinto grado, de básica primaria, del Colegio Marco Tulio Fernández, sede

C [Tesis inédita de pregrado]. Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Libre – Sede Bosque Popular de Bogotá.

Ramírez, R. L. E., Quintero, A. S. R. y Valencia, B. (2015). Formación en el trabajo con familias para la educación de la primera infancia. Zona Próxima, (22), 105-115.

Taylor y Bogdan (1986). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Paidos.

Torres, A. (2014). La influencia del apego y el autoconcepto en los problemas de comportamiento de los niños y niñas de familias en desventaja socioeconómica. Educatio Siglo XXI, 32 (1), 255-278. DOI: https://doi.org/10.6018/j/194181