Reflexões narrativas: crise e sentido da vida, do confinamento por Covid-19, com alunos do Serviço Social UNIMINUTO UVD, Calle 80 e Soacha crisis y sentido de vida, durante el confinamiento por COVID-19

Conteúdo do artigo principal

Héctor Remigio Cadena García
Beatriz Rodríguez Rincón
Paola Yulied Ballén Pulido
Luisa Marcela Garzón Rojas

Resumo

Este documento é o resultado de uma investigação mista em consonância com as dimensões da criação da investigação; expõe os processos narrativos realizados durante o confinamento pela COVID19, em que 121 profissionais em formação da UNIMINUTO das sedes de Bogotá, Cundinamarca (CR-Soacha) e UVD, do Programa de Serviço Social e do Bacharelado em Educação Artística prepararam contos escritos que referem-se a experiências individuais, familiares e sociais vivenciadas durante restrições de mobilidade. Criações que expressam a compreensão das dinâmicas emergentes devido às perdas, o reconhecimento das capacidades de enfrentamento emergidas neste cenário e suas aprendizagens ou ganhos em diferentes dimensões, onde o sócio-relacional e a aprendizagem tornam-se elementos articulares de uma composição multilíngue.
Entre os principais resultados estão consequências colaterais do isolamento social, reflexões sobre o sentido de vida dos participantes, outras realidades e entendimentos sobre a existência, ressignificação, de forma integrativa e interdisciplinar na forma de narrativas transmídia.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção

Resultados de investigación

Biografia do Autor

Héctor Remigio Cadena García, Corporación Universitaria Minuto de Dios. UNIMINUTO

Máster en Comunicación Educativa, profesor-investigador/grupo de investigación Ambientes de Aprendizaje/Facultad de Educación, UNIMINUTO, Bogotá, Colombia.  hcadena@uniminuto.edu, ORCID: 0000-0002-2034-8413, CvLac:  https://scienti.minciencias.gov.co/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=0001360200

Beatriz Rodríguez Rincón, Corporación Universitaria Minuto de Dios. UNIMINUTO

Máster en Sistemas Humanos, profesora-investigadora/grupo de investigación Crisálida/Facultad de Ciencias Humanas y Sociales, UNIMINUTO, Bogotá, Colombia.  bearodriguez@uniminuto.edu, ORCID: 0000-0003-0620-4525, CvLac: https://scienti.minciencias.gov.co/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=0001534463

Paola Yulied Ballén Pulido, Corporación Universitaria Minuto de Dios. UNIMINUTO

Máster en Orientación de currículo académico, profesor-investigador/ Facultad de Ciencias Humanas y Sociales, UNIMINUTO, Soacha, Colombia. Paola.ballen@uniminuto.edu, ORCID:  0000-0002-0140-2170

Luisa Marcela Garzón Rojas, Corporación Universitaria Minuto de Dios. UNIMINUTO

Graduanda de Trabajadora Social, Auxiliar de investigación/Semillero YSY-/Facultad de Ciencias humanas y Sociales, UNIMINUTO, Soacha, Colombia.  Lgarzonroj2@uniminuto.edu.co

Referências

Acevedo, J. (09 de 05 de 2020). En tiempo de cuarentena. Bogotá, Colombia.

Ariza-Nieto, I. B. (12 de 04 de 2020). La familia no tiene precio monetario. Bogotá, Bogotá Colombia.

Cadena-Garcia, H. R. (2019). Estratégicas educomunicativas en la reconfiguración identitaria de la comunidad conversa al islam de la escuela Imam Yafar As Sidiq de la ciudad de Bogotá, Colombia. Pereira: Universidad Tecnológica de Pereira.

Cadena-García, H. R., & Miranda-Moreno, V. M. (2019). Artes, espiritualidad y génesis creativa: una experiencia en lo educativo. En C. I. MINCULTURA, Memorias del III Simposio Regional de Educación Artística (págs. 73-97). Ibagué: Corporación IMA - MINCULTURA. doi:10.11144

Camacho- Ariza, F. (26 de 05 de 2020). La verdadera contingencia. Boogotá, Colombia.

Carrasquilla-Rueda, L. N. (26 de 05 de 2020). Abstractas perspectivas. Boogotá, Colombia.

De la Torre-Espinosa, M. (2019). Reflecting worlds: noción de mundo transmedia aplicada al género documental. Arbor, 195(794), a529-a529. DOI: https://doi.org/10.3989/arbor.2019.794n4003

Fatjó, J., García, E., Darder, P., Argüelles, J., & Bowen, J. (2020). El vínculo con los perros y con los gatos durante el estado de alarma por la pandemia de COVID-19 en España. Derecho Animal (Forum of Animal Law Studies) , 152. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/da.544

Jenkins, H. (2006). Convergence Culture. New York: Convergence.

Jenkins, H., Herr-Stephenson, B., Alper, M., & Reilly, E. (2013). T for Transmedia: Learning through transmedia play. Los Angeles y New York: Annenberg Innovation.

Juez-Diaz, N. C. (17 de 05 de 2020). Whoopy el testigo de una gran enseñanza. Bogotá, Colombia.

Prieto-León, J. A. (10 de 2020). Tiempos de Cuarentena. Obtenido de sites.google.com/uniminuto.edu.co/blockdefotografaalejo92/: https://sites.google.com/uniminuto.edu.co/blockdefotografaalejo92/tiempos-de-cuarentena

Romo, D. F. (2020). Bienvenidos a la Sociedad del COVID: miedos, otredad y abrazos. Hacia una comprensión de la nueva convivencia social. Centro de Estudios Sobre Violencia Social Aplicado.

Salguero-Chona, M. C. (20 de Mayo de 2020). Molly y yo. Molly y yo. Bogotá, Bogotá Colombia.

Señal Colombia. (2021). Qué es y como hacer una transmedia. Obtenido de http://proyecta.senalcolombia.tv/guias: http://proyecta.senalcolombia.tv/guias/que-es-y-como-hacer-un-transmedia

Suárez-Moreno, J. (27 de 05 de 2021). Una sociedad en agonía. Bogotá, Colombia.

Universidad de Malaga. (2020). Libro Blanco Español en I+D+i y ciencia en videojuegos 2020. Malaga: UMA. Editoria Universidad de Malaga.

Universidad-de-la-Laguna (Dirección). (2018). 3.4 Investigación basada en las artes [Película]. Obtenido de https://www.youtube.com/watch?v=GTXKnrptxJA

Valentina, E. (25 de 05 de 2020). El aislamiento me enseñó a valorar. Bogotá, Colombia.