Reflexión sobre las dinámicas de poder en el aula: la relación maestro estudiante. Un estudio de caso

Conteúdo do artigo principal

Nicolas Alexander Londoño Osorio
Héctor Betancur Giraldo
José Fernando Saldarriaga Montoya
Nelson Mauricio Ruiz Sandoval

Resumo

A partir de uma abordagem de pesquisa qualitativa, onde foi utilizado o estudo de caso realizado na Instituição Educacional Gonzalo Restrepo Jaramillo na cidade de Medellín, um exercício de investigação às relações de poder em sala de aula e a relação professor-aluno. Nesse sentido, a sala de aula como espaço de conhecimento, permite que diversas situações se materializem que giram a fim de garantir o poder e alcançar o controle por alguns dos atores que atuam como antagonistas ou simpatizantes, interagindo no mesmo cenário. Finalmente, os resultados e conclusões identificam e classificam o tipo de relação entre os atores supracitados em termos de poder. É assim como essa pesquisa contribui para a compreensão das dinâmicas existentes na relação professor-estudante e que se materializam e executam no cotidiano do exercício educacional.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção

Artículos de investigación

Referências

Aguilar, H. (2007). La performatividad o la técnica de la construcción de la subjetividad. Revista Borradores, 7, 1-9.

Antoni, E; Pagura, J; Quaglino, M. (2000). Análisis de la constitución del sujeto pedagógico a través de técnicas factoriales simples y múltiples. Magisterio del Rio de la Plata.

Austin, J. (1962). Cómo hacer cosas con palabras. Paidós.

Betancur Giraldo, H. (2018). Enseñanza-aprendizaje con prospectiva de paz en la formación policial. Ratio Juris, 13(26), 145- 160. https://publicaciones.unaula.edu.co/index.php/ratiojuris/article/view/514/681 DOI: https://doi.org/10.24142/raju.v13n26a6

Buchheim, Hans. (1985). Política y poder, trad. de Carlos de Santiago, Alfa.

Camacaro de Suárez, Z. (2008). La interacción verbal alumno-docente en el aula de clase (un estudio de caso). Laurus, 14(26), 189-206.

Candela, A, (2001). Poder en el Aula: una construcción situacional.

Discurso, Teoría y Análisis, 23(24), 139-157

Castells, M. (2009). Comunicación y poder. Alianza.

Corsi, J. y Peyrú, M. (2003). Violencias sociales. Ariel.

Delamont, S. (1985). La interacción didáctica. Entimema.

Deleuze, G. (1987). Foucault. Paidós. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350252004

Derrida, J. (1974). Los márgenes de la filosofía. Cátedra

Domenach, J. (1981). La violencia y sus causas. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la cultura (Unesco).

Fernández, C. (2002). Observación y auto observación de clase. Cervantes 2.

Flick, U. (2004). Introducción a la investigación cualitativa. (T. del Amo, Trad.). Morata.

Foucault, M. (1978). Vigilar y castigar. Siglo xxi.

Foucault, M. (1992a). Microfísica del poder. La piqueta.

Foucault, M. (1992b). El orden del discurso. Tusquets.

Foucault, M. y Jordá, J. (1999). Esto no es una pipa: ensayo sobre Magritte. Anagrama.

Fullat, O. (2000). Educación, violencia y erótica. La Tarea, 2, 13-14.

Galeano, M. y Vélez, O. (2002). Estado del arte sobre fuentes documentales en investigación cualitativa. Universidad de Antioquia.

Gómez Vahos, L. E., Muriel Muñoz, L. E. y Londoño-Vásquez, D.A. (2019). Prácticas evaluativas en la escuela. Una ruta pedagógica hacia la construcción de aprendizajes significativos. Aletheia, 11(1), 37-68. https://aletheia.cinde.org.co/index.php/ALETHEIA/article/view/547 DOI: https://doi.org/10.11600/21450366.11.1aletheia.37.68

Kaplan, C. V. (1992). Buenos y malos alumnos. Descripciones que predicen. Aiqué.

Lawrence, A. y Susan, G. (2002). Cartografía de la mente. Gedisa.

Luhmann, N. (1995). Poder. Anthropos.

Martínez, M. (2006). Ciencia y arte en la metodología cualitativa.

Trillas. Rodríguez Soto, J. R. y Hernández Sánchez, J. (2019). Los principios cooperativos desde el dilema ético y el grado de aplicabilidad. Aletheia, 11(1), 107-124. https://aletheia.cinde.org.co/index.php/ALETHEIA/article/view/550 DOI: https://doi.org/10.11600/21450366.11.1aletheia.107.124

Rueda, M. (1991). El aula universitaria: aproximaciones metodológicas. Universidad Nacional Autónoma.

Stubbs, M, y Delamont, S. (1978). Las relaciones maestro alumno. Oikos-Tau.

Weber, M. (1992). Economía y sociedad. Fondo de Cultura Económica.

Young, M. (1971). Knowledge and control: New directions for the sociology of education. Collier-Macmillan.